GESTÃO ENERGÉTICA
Como avaliar o desempenho energético de uma instalação ou organização? E como implantar uma abordagem sistemática, que permita que o uso da energia seja cada vez mais eficiente e produtivo?
PLANEJAMENTO ENERGÉTICO CORPORATIVO
As diversas questões associadas ao tema “energia” – ameaças de restrição no suprimento, elevação de preços, novas alternativas – têm levado empresas consumidoras a uma profunda transformação na forma com que o encaram.
CAPACITAÇÃO EM EFICIÊNCIA ENERGÉTICA
Um dos pilares para o sucesso de programas de gestão energética é a capacitação dos quadros de empresas, dotando-os de conhecimentos necessários para levantamento de oportunidades e tomada de ação para o uso eficiente da energia.
O Programa de Capacitação deve suprir lacunas e aproveitar oportunidades no contexto atual. Assim, a este programa seria baseado na análise da situação atual, necessidades de formação e oferta de ações de treinamento diferenciadas, abrangentes e partindo das melhores experiências.
PESQUISA, DESENVOLVIMENTO E INOVAÇÃO
Dentre as obrigações firmadas pelas concessionárias de energia elétrica, encontra-se a realização de investimentos em programas de pesquisa e desenvolvimento (P&D). Este recurso é calculado em função da receita operacional da empresa, e atingiu em 2006 um montante próximo de R$ 500 milhões.
Anima propõe-se a agir como gestor do programa de P&D, executando atividades desde a consolidação dos objetivos estratégicos da empresa concessionária até o acompanhamento do desenvolvimento dos projetos contratados junto às entidades executoras.